Protocolos sanitários para retomada de atividades econômicas no Estado são divulgados pelo governo

O objetivo é orientar os gestores dos município na tomada de decisão para retorno seguro dos serviços locais

por Redação Patos Já
28/04/2020 - 10h50

Patos Já - Protocolos sanitários para retomada de atividades econômicas no Estado são divulgados pelo governo

Embora muitos municípios como Patos de Minas, já tenham flexibilizado os atendimentos em empresas e comércios, a maioria ainda mantém rigor nas restrições comerciais. Para orientar os gestores, o governo do estado divulgou nesta terça-feira (28), protocolos sanitários para orientar prefeitos, empresários e a população mineira, na retomada consciente e segura das atividades econômicas.

O conjunto de medidas recebeu o nome de “Minas Consciente – Retomando a economia do jeito certo”. A iniciativa pretende abordar a retomada gradual, progressiva e regionalizada, embasada em critérios e dados epidemiológicos, a partir de um monitoramento constante da situação pandêmica.

De acordo com publicação do governo estadual, para garantir a segurança da população, os protocolos sanitários, que devem ser seguidos por todos cidadãos, foram divididos de acordo com as especificidades dos setores econômicos, sendo organizados em orientações básicas, comuns a todos, e orientações específicas, destinadas aos empresários e consumidores. Esses protocolos serão disponibilizados de forma progressiva, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença.

O texto diz que com base nesses indicadores, o Minas Consciente montou uma matriz de risco, que segmenta as atividades econômicas em quatro “ondas”, sendo: onda verde – serviços essenciais; onda branca – baixo risco; onda amarela – médio risco; onda vermelha – alto risco. De acordo com os dados e análise do cenário epidemiológico, os segmentos podem mudar de onda. Existe, ainda, uma lista de setores econômicos que, devido a seu grande risco de propagação da doença, compõe um grupo à parte, que devem ter suas atividades retomadas somente após normalização da situação pandêmica no Brasil.

Essas ondas, com seus respectivos protocolos, serão disponibilizados, gradualmente, a começar pela onda verde (serviços essenciais), que estará disponível no www.mg.gov.br/minasconsciente e no aplicativo “MG App Empresas”. Os protocolos da onda branca (baixo risco) serão divulgados na quarta-feira (29/4). Os demais, ao longo dos próximos dias.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG