Vereador de Presidente Olegário tem mandato suspenso

Foram 8 votos favoráveis e 3 contra a suspensão

por Redação Patos Já
Fonte: PO Hoje
21/06/2022 - 17h20

Patos Já - Vereador de Presidente Olegário tem mandato suspenso

O vereador Osvaldo dos Reis Teles (Republicanos) teve o mandato suspenso na Câmara Municipal de Presidente Olegário, por 8 votos favoráveis e três contra, nessa segunda-feira (20), em reunião extraordinária. A denúncia contra o parlamentar foi protocolada, na câmara em fevereiro deste ano, por André Carlos Gonçalves Ferreira. O denunciante alegou quebra decoro parlamentar. 

A denúncia foi aceita pelo plenário e foi instalada comissão para apurar o caso. Desta forma ficou definido: Markim Araújo (Presidente), Pedro Osvando de Castro (Relator), Genilda Diniz e Tião Roberto membros. Após o trabalho da comissão processante e da defesa do vereador Reis Teles, ambos dispensaram a produção de outras provas, o relatório foi apresentado em reunião extraordinária no plenário, pedindo o impedimento temporário do mandato do vereador pelo prazo de 25 dias sem remuneração. 

Em defesa, o advogado de Teles fez alusão ao abaixo-assinado de aproximadamente 1.800 pessoas mostrando apoio ao vereador Osvaldo dos Reis Teles e pediu aos vereadores que não punisse seu cliente com o impedimento temporário.

“O vereador é a voz dos seus eleitores e da população com um todo, especificamente no episódio, como estávamos no período chuvoso como não existia a muito tempo, o vereador criticou os procedimentos inerentes ao Desvio, que seria uma demanda do DER/MG, que os esforços poderiam ser direcionados para a manutenção das estradas de Santiago de Minas. O vereador Reis Teles não é uma pessoa indecorosa, falou no grupo do whatsapp sem a intenção de ofender”, disse dr. Mauro Araújo Júnior na defesa.

O vereador Reis Teles, na sua defesa, disse que deixaria os vereadores à vontade para manifestarem o seu voto.

Após os debates, o presidente da Câmara vereador Júnior enfermeiro colocou em votação o relatório emitido pela comissão processante, sendo aprovado com 8 votos favoráveis e 3 votos contrários. Votaram para a suspensão do mandato por 25 dias, vereadores Branco Teodoro, Moacir Soares, Clênia da Saúde, Pedro Osvando de Castro, Mirsandra Pereira, Júnior Enfermeiro, Genilda Araújo Diniz e Tião Roberto. Votaram contra a suspensão, os vereadores Markim Araújo e Leandro Nunes Bodão, e o próprio Reis Teles.

Com a aprovação o vereador Reis Teles está impedido, por hora, de exercer o cargo de vereador pelo período de 25 dias, iniciados a partir da publicação por ter infringido o que dispõe o Regimento Interno da Câmara Municipal conforme relatório emitido e aprovado pelo Plenário.

De acordo com o Regimento Interno, não será convocado vereador suplente por se tratar de suspensão inferior a 30 dias e a Câmara Municipal terá três dias para emitir ofício notificando o Tribunal Regional Eleitoral.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG