Carmo do Paranaíba passa a contar com monitoramento da área rural do município

O Programa Campo Seguro visa o videomonitoramento da zona rural do município

por Matheus Borges
Fonte: Patos 1
26/10/2021 - 16h30

Patos Já - Carmo do Paranaíba passa a contar com monitoramento da área rural do município

Carmo do Paranaíba é a primeira cidade da América que conta com sistema de segurança eletrônico inteligente para monitoramento da área rural do município. De acordo com informações do Tenente Jean, Comandante da 90ª Cia, as câmeras instaladas captam diversas informações corporais como: faces, cores de roupas, entre outras. Em relação aos veículos serão captadas placas, cores, fabricantes, emtre outras características. Veículos não motorizados também serão captados pelo sistema de monitoramento.

De acordo com pesquisa feita por uma empresa fabricante das câmeras usadas no projeto, Carmo do Paranaíba é primeira cidade da América latina a implementar um projeto de monitoramento inteligente em vias rurais.

Todas informações estão à disposição dos militares no centro de monitoramento instalado na sede da 90ª Companhia. “São 15 Câmeras com tecnologia LPR que já estão integradas ao sistema Hélios da Polícia Militar, portanto, os benefícios dessas câmeras serão colocados à disposição de todos os militares, inclusive de outras cidades”, conta o Tenente Jean.

PRINCIPAIS INOVAÇÕES DO SISTEMA:

1 - O Sistema operacional captura informações dos veículos e permite realizar uma busca no banco de dados, através da seleção de cores, partes ou totalidade dos algarismos das placas, tipo de veículo e até mesmo por fabricante.

2 – Inserção de dados para monitoramento em tempo real e apresentação do itinerário percorrido pelo veículo alvo do monitoramento em um mapa do território.

3 – Detecção e armazenamento de faces captadas pelas câmeras permitindo a busca em segundos por pessoas que tenham circulado pelo local.

4 – Mesmo no período noturno será possível detecção de características como cor, marca e placas de veículos.

5 - Captura e armazenamento de informações das pessoas, como cor da roupa, sexo, tipo de vestimenta e outros atributos, possibilitando que uma busca rápida seja feita em segundos no sistema.

6 – Por se tratar de área rural, onde a internet e energia podem sofrer oscilações, nenhum dado será perdido devido ao fato de ter sido instalado um sistema de energia que mantém a câmera funcionando por horas e gravando no cartão de memória que está inserido na própria câmera, restaurando a internet no local, o operador conseguirá buscar os dados captados pela câmera quando estava off-line.

7 – Será testada a inteligência artificial do sistema na criação de notificação de eventos, como por exemplo, detecção de comboio de veículos; detecção de veículos sendo transportado sobre outros veículos.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG