14 de novembro é o dia Mundial da Diabetes

No Brasil, já são mais de 13 milhões de pacientes com a doença

por Redação Patos Já
14/11/2020 - 09h00

Patos Já - 14 de novembro é o dia Mundial da Diabetes

O dia 14 de novembro foi instituído como o dia mundial para conscientizar a população sobre o Diabetes, que já atinge 13 milhões de brasileiros, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes.

A Regina Duarte Gomes, 43 anos, é motorista de uma empresa na cidade de Patos de Minas. Ela conta que leva uma vida minimamente saudável, com boa alimentação e sem o consumo de bebidas alcoólicas ou tabagismo. Mas, há um problema: na família dela, muitos parentes sofrem com diabetes e, nessa sexta-feira (13), ela descobriu que tem também. A notícia assustou a mulher. “Eu já tinha a suspeita, agora eu confirmei. Eu esperava que a doutora disse que eu não tinha...”, afirma Regina.

Diante da pandemia, muitos pacientes tiveram seus hábitos alterados, como o padrão de alimentação, saída da dieta e  aumento da ingestão de alimentos; redução da prática de atividades físicas, pouco controle da doença, como o monitoramento da glicose periodicamente. Com isso, quem já tratava o diabetes ficou prejudicado e quem não sabia que tinha, foi pego de surpresa.

De acordo com a endocrinologista Karina Alvarenga, outro fator de influência, foi a quantidade de pacientes que procuraram o consultório para tratar da obesidade, que também afeta diretamente na doença. O diabetes é uma enfermidade com uma série de fatores e complicações que podem surgir, quando não é tratada – como demência e AVC, quando afeta o cérebro; infarto, quando afeta o coração, dentre outros.

Mas, pode ser controlada com medicamentos, atividade física e alimentação correta. A Regina já entendeu o recado e fará o possível para manter a diabetes controlada e seguir com uma vida saudável. “O que me marcou mais foi o meu tio, porque ele sofreu muito [...] e eu não quero deixar chegar a essa situação. Eu realmente, tenho que parar de ter medo e tratar”, completa.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG