Alerta: cresce o número de pessoas com Aids em Patos de Minas

Em comparação com o passado, 2019 teve um aumento de casos em cerca de 7%

por Redação Patos Já
24/09/2019 - 17h40

Patos Já - Alerta: cresce o número de pessoas com Aids em Patos de Minas

Uma informação preocupante. Tem crescido o número de pessoas com HIV/Aids em Patos de Minas. O alerta é para que os cuidados com a prevenção sejam levados a sério, uma vez que a maior incidência de casos atinge pessoas mais jovens. A informação é da coordenação do programa municipal de IST/Aids.

O aumento segue uma tendência que ocorre no país. Dados do último Boletim Epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, mostram que o Brasil teve uma média de 40 mil novos casos da doença nos últimos cinco anos, com maior concentração nas regiões Sudeste e Sul.

O levantamento da coordenadora Tatiana Nassor, leva em consideração um comparativo entre os anos 2018 e 2019. No ano passado de janeiro até setembro, foram 77 casos de infecção, enquanto no mesmo período deste ano, 82 pessoas contraíram a doença, um aumento de cerca de 7%. A faixa etária que mais tem sido afetada é dos 15 aos 30 anos de idade. Na maioria pessoas do sexo masculino.

Tatiana Nassor informou também que houve redução nos casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis, as ISTs. Em 2018 foram 128 constatações entre os meses de janeiro e setembro. Já em 2019, no mesmo período, o número cai para 93 casos. Neste levantamento, a maior parte dos infectados, contraíram sífilis,

A coordenadora do programa municipal de IST/Aids, lembrou ainda que o Centro Viva a Vida oferece testagem e acompanhamento.



Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG