Após denúncias de irregularidades, vereadores de Patos de Minas visitam Hospital São Lucas

A direção do hospital recebeu os membros do legislativo patense e negou as irregularidades

por Odair Cardoso
12/03/2019 - 15h40

Patos Já - Após denúncias de irregularidades, vereadores de Patos de Minas visitam Hospital São Lucas

Na manhã desta terça-feira (12) vereadores da Câmara Municipal de Patos de Minas estiveram no hospital São Lucas para verificar as diversas denúncias que vem sendo feitas, a respeito da falta de materiais, equipamentos danificados e outros pontos que estariam pondo em risco a saúde dos pacientes. A direção do hospital recebeu os membros do legislativo patense e negou as irregularidades.

O Presidente da Comissão de Saúde da Câmara, Mauri da JL, disse que a intenção da visita foi de analisar a real situação relatada por pacientes, sobre descasos com os atendimentos, além da manutenção necessária em equipamentos e na estrutura do prédio do hospital. Os vereadores questionaram a direção do São Lucas, sobre o serviço de hemodiálise, tendo como informação o laudo da vigilância sanitária, apontando que a água e os equipamentos não estavam sendo desinfectados.

A situação teria sido provocada com a rescisão do contrato da empresa que realizava a manutenção no setor, por falta de pagamento. O diretor do hospital, Yuri Xavier, disse que isto já se normalizou com a contratação de uma outra empresa que já está prestando o serviço. Mauri da JL, lembrou que máquinas de hemodiálises que foram alugadas junto a uma empresa do Rio da Janeiro, podem ser retiradas a qualquer momento do hospital, também por não pagamento. Yuri Xavier negou que isto possa acontecer, afirmando que as contas estão em dia, e que o contrato é temporário.

Para o vereador Bosquinho o mais importante da visita é tornar público o fato, sobre todas as possíveis irregularidades que vem sendo denunciadas, para que as autoridades em saúde, do município e do Estado, juntamente com o Ministério Público, possam tomar uma decisão para resolver a situação, que pode até em último caso, chegar a uma possível intervenção.

Rui Muniz, que é o gestor do hospital, por meio da Funam, não compareceu a visita, mas segundo alguns vereadores ele se dispôs a participar da reunião desta quinta-feira às 14h, para se explicar e responder questionamentos sobre o hospital São Lucas.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG