Bebê é diagnosticado com tuberculose em Patos de Minas

A doença pode ser prevenida com vacina

por Aiandra Faria
19/09/2020 - 17h00

Patos Já - Bebê é diagnosticado com tuberculose em Patos de Minas

Uma criança, de apenas oito meses, foi diagnosticada com tuberculose em Patos de Minas. O caso serve de alerta e os pais devem manter o cartão de vacinação dos filhos em dia.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, mas também outros órgãos e sistemas. Uma pessoa contaminada tem alto poder de transmissão, principalmente pelo ar, através da tosse constante. Os sintomas da doença são muito evidentes como tosse, falta de apetite, emagrecimento e desanimo. A tuberculose é tratada com antibióticos.

O bebê que contraiu a doença bacteriana, foi diagnosticado no fim do mês de agosto passado. Segundo informações, a criança não teria se vacinado com a dose da BCG, vacina usada principalmente na prevenção da tuberculose. O neném continua internado.

No ano passado, 19 casos da doença foram registrados em Patos de Minas. Em 2020, até o momento, já são 16 pessoas com tuberculose. Mas, de acordo com a vigilância em saúde o caso de um bebê com essa bactéria é isolado. Segundo o encarregado de informações e estatísticas de saúde, Erivaldo Rodrigues, o caso é atípico, pois não se espera que um bebê tenha a doença, que é passível de imunização. “A BCG está disponível em todas as unidades de saúde do município. Ela é uma vacina do calendário de rotina e toda a população tem acesso a ela. O bebê deve ser vacinado até o quinto dia de vida”, afirmou Erivaldo.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG