Campanha de Vacinação Antirrábica que já tinha começado em Patos de Minas é cancelada

A decisão é do Ministério da Saúde, que irá remanejar as doses para áreas que tenham circulação do vírus

por Odair Cardoso
11/07/2019 - 10h50

Patos Já - Campanha de Vacinação Antirrábica que já tinha começado em Patos de Minas é cancelada

O Centro de Controle de Zoonoses de Patos de Minas já tinha dado início a vacinação de cães e gatos, desde o início do mês de julho, nas comunidades do meio rural. No entanto, assim como em outros municípios, a imunização foi cancelada por determinação do Ministério da Saúde que irá priorizar áreas com maior vulnerabilidade para a doença.

A coordenadora do Centro de Zoonoses, Vanessa Pereira, explicou que o Ministério da Saúde informou por meio de comunicado, que o motivo para a medida se deve ao desabastecimento nacional da vacina antirrábica. O município já estava com as ações programadas, inclusive vacinando animais em localidades rurais desde o dia 1º de julho, mas estas, tiveram que ser interrompidas imediatamente.

Até agora 510 animais já tinha sido vacinados, e a previsão até então era de imunizar 25 mil cães e gatos. No entanto, com a determinação, as doses já recebidas foram devolvidas e serão remanejadas para os municípios onde esteja ocorrendo a circulação do vírus antirrábico, principalmente no Norte do País.

Vanessa Pereira disse ainda, que a recomendação para a população, é que caso sejam sejam agredidos por cães ou gatos, procurem imediatamente atendimento médico. De acordo com a coordenadora, nestas situações, é realizado um monitoramento do animal por um período de 10 dias em local seguro, para avaliar possíveis sinais de raiva.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG