Campanha de vacinação contra Sarampo e Poliomielite terá início em agosto

Consideradas erradicadas no país, as doenças voltam a ameaçar e expõem a população a sérios riscos

por Débora Araújo
Fonte: Débora Araújo - foto:Dogão Almeida
27/07/2018 - 10h40

Patos Já - Campanha de vacinação contra Sarampo e Poliomielite terá início em agosto

As doenças Sarampo e Poliomielite voltaram a preocupar a sociedade brasileira. Os números de pessoas infectadas em todo o país não param de crescer. As duas enfermidades vem tomando grande proporção nos últimos meses. Em todo o Brasil já são mais 822 casos de sarampo e 26 mil de pólio registrados em 2018.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Denise Fonseca, as doenças já eram consideradas erradicadas, mas com o aumento do número de casos atualmente, o país vive uma ameaça.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave que provoca sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível. Já o Sarampo, causa sintomas como febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar.

Como forma de prevenção, a campanha de vacinação terá início no dia seis de agosto em Patos de Minas. A recomendação é para que crianças de 0 a 5 anos independente da situação vacinal e adultos com o cartão de vacinas desatualizado, procurem o posto de saúde mais próximo e tomem a dose recomendada para cada faixa etária.

No dia 18 de agosto será realizado o dia D, promovido pela secretaria de saúde, como um estímulo a mais para que as possam se prevenir. "Nós faremos uma carreata com o Zé Gotinha, com o objetivo de incentivar a vacinação, visto que a imunização neste momento é de extrema importância" concluiu a Secretária.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG