Chuvas provocam aumento em casos de dengue em Patos de Minas

São cerca de 100 casos notificados da doença em novembro até agora na cidade

por Redação Patos Já
23/12/2019 - 05h30

Patos Já - Chuvas provocam aumento em casos de dengue em Patos de Minas

O ano começou com surto de dengue e o número de casos só aumenta. Apenas nos três primeiros meses deste ano, em Minas Gerais, os números superaram os dados registrados em todo o ano de 2018.

Em Patos de Minas, de janeiro a dezembro desta ano, 7.729 casos de dengue foram notificados. Destes, 4800 foram confirmados. Houveram também 51 notificações de chikungunya, sendo que 12 foram confirmados. O Zika Vírus teve 173 notificações, apenas um caso foi confirmado.

 Seis pessoas morreram por dengue na cidade e outras duas mortes estão sendo investigadas. Uma criança de nove anos também morreu pela contaminação do vírus chikungunya em Patos de Minas. De agosto a setembro a doença começou a diminuir. Foram 32 casos notificados em cada mês. Em outubro, foram registrados apenas quatro casos suspeitos. Já de novembro até agora, 94 casos suspeitos de dengue foram notificados. Apenas quatro  deles foram confirmados.

Dez dos 83 bairros de Patos de Minas estão em situação de alerta, devido ao aumento, são eles: Centro, Cristo Redentor, Santa Terezinha, Sebastião Amorim, Padre Eustáquio, Nossa Senhora das Graças, Caramuru, Nossa Senhora Aparecida, Jardim Esperança e Nova Floresta.

De acordo com Daniele Nunes, coordenadora do Programa de Combate à dengue, o aumento foi causado pelas últimas chuvas registradas no município. Ainda segundo a coordenadora do programa, os agentes de combate à dengue tem encontrado dificuldade ao realizar as visitas a domicílio. O bairro Eldorado é campeão de queixas por parte deles.

Mesmo com a vacina, o mosquito tem evoluído, por isso, no próximo ano pode haver casos de epidemia, novamente, em todo o estado. A dica de "evitar água parada e lotes sujos ainda é o melhor meio de prevenção", afirma Daniele Nunes.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG