Com baixa procura, vacinação contra a gripe é ampliada para toda a população

Em Patos de Minas os grupos prioritários não alcançaram a meta de cobertura vacinal

por Odair Cardoso
05/07/2021 - 08h50

Patos Já - Com baixa procura, vacinação contra a gripe é ampliada para toda a população

Foi autorizado pelo Ministério da Saúde que estados e municípios possam ampliar a vacinação contra a gripe para outras pessoas além das já incluídas nos grupos prioritários iniciais. Em nota, a pasta diz que a imunização poderá ser aplicada a partir dos seis meses de idade.

Na manhã desta segunda-feira (5/7), a Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas publicou comunicado sobre a ampliação da imunização, confirmando que a vacina da gripe está liberada para toda a população. O texto avisa que as aplicações serão realizadas nas unidades de saúde.

O objetivo é reduzir os casos graves de gripe que também pressionam o sistema de saúde. Até a semana passada, nenhum dos grupos prioritários tinha conseguido atingir a meta de 95% no município. A cobertura entre as crianças estava 92%. Gestantes, 69%; trabalhadores da saúde 59%; puérperas 82%; idosos 69%; e os professores em 72%.

O Ministério da Saúde recomenda que quem está prestes a ser vacinado contra a covid-19 tome primeiramente o imunizante contra o novo coronavírus. Feito isso, é necessário esperar por no mínimo 14 dias para se vacinar contra a gripe. A pasta também reforça a importância da vacinação contra a gripe neste início de inverno, quando as temperaturas caem em boa parte do país, aumentando a incidência de doenças respiratórias.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG