Começa hoje a semana de combate a Hanseníase em Patos de Minas

Os casos suspeitos serão encaminhados para a Clínica de Especialidades

por Débora Araújo
25/03/2019 - 08h00

Patos Já - Começa hoje a semana de combate a Hanseníase em Patos de Minas

Acontece em Patos de Minas, a partir desta segunda-feira (25), um mutirão de avaliação para diagnóstico e tratamento da hanseníase. Até o dia 29 de março, pessoas com manchas na pele com suspeitas de hanseníase, poderão realizar avaliação gratuitamente na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. A ideia é estimular o diagnóstico precoce e o tratamento da doença.

Os casos suspeitos que forem identificados serão encaminhados para a Clínica de Especialidades. A expectativa é que sejam realizados aproximadamente 120 atendimentos, e que assim os casos suspeitos sejam identificados para início imediato do tratamento, visto que quanto mais rápido for o diagnóstico, melhor será a chance de cura.

A hanseníase, antigamente conhecida como lepra, é uma doença crônica, transmissível, de notificação compulsória e investigação obrigatória em todo território nacional. Possui como agente etiológico o Micobacterium leprae, que tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos, atingindo principalmente a pele e os nervos periféricos. A doença, em casos mais avançados, pode atingir nervos e causar danos motores irreversíveis.

Dentre os sintomas, deve-se atentar para manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo, com perda ou alteração de sensibilidade térmica (ao calor e frio), tátil (ao tato) e à dor, que podem estar principalmente nas extremidades das mãos e dos pés, na face, nas orelhas, no tronco, nas nádegas e nas pernas; áreas com diminuição dos pelos e do suor; dor e sensação de choque, formigamento, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas; inchaço de mãos e pés; diminuição da sensibilidade ou da força muscular da face, mãos e pés, devido à inflamação de nervos; úlceras de pernas e pés; caroços (nódulos) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos; febre, edemas e dor nas juntas; entupimento, sangramento, ferida e ressecamento do nariz e ressecamento nos olhos.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG