Coronavírus: Especialista alerta para notícias falsas sobre Covid-19

Receitas caseiras e dicas para eliminar o vírus têm se espalhado rápido pelas redes sociais

por Paula Mota
18/03/2020 - 15h00

Patos Já - Coronavírus: Especialista alerta para notícias falsas sobre Covid-19

Em meio à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), a preocupação com o que deve ser feito, aumenta. O governo recomenda que as pessoas fiquem em casa e evitem aglomerações. Além das medidas de prevenção já determinadas.

Mas, ainda não há vacina ou medicamentos que comprovem a imunização da doença. Com isso, surgem, principalmente nas redes sociais, as receitas caseiras e dicas ditas “infalíveis” que podem matar o vírus. Entretanto, é preciso estar atento e checar a veracidade dessas informações.

Apesar da baixa taxa de mortalidade, o que preocupa os especialistas é a rapidez com que o vírus se propaga e sua facilidade de contaminação. Os sintomas do Covid-19 são parecidos com uma gripe comum e não há vacina que comprove a cura do paciente infectado. Mas teorias não faltam na internet.

Uma delas explica que fazer gargarejo com vinagre, água morna ou sal elimina o vírus, pois este se aloja primeiro na garganta. Outra ensina a fazer um álcool em gel caseiro. O médico Élcio Moreira explica que se tratam de Fake News e que a única medida repassada pelo Ministério da Saúde, é a de prevenção.

Outra inverdade é sobre uma possível superlotação na Upa, de pessoas contaminadas pelo coronavírus. O clínico alerta que a informação não é verdadeira e que, até o momento, o caso confirmado mais próximo do nosso município é o de Patrocínio-MG.

Enquanto não há vacinas, nem medicamentos eficazes para tratar da doença, a recomendação é seguir o que foi orientado pelo Ministério da Saúde: fazer a lavagem correta das mãos, com água e sabão ou álcool em gel; ao tossir ou espirrar, usar a etiqueta da tosse; evitar aglomerações de pessoas; e, em caso de suspeita ou presença de sinais e sintomas do covid-19, procurar a unidade básica de saúde, já com o uso da máscara de proteção.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG