Suspeita de pólio em Patos de Minas. Criança apresenta sintomas da doença.

Menino de 2 anos segue sob supervisão médica e monitorado pelo Ministério da Saúde.

por Redação Patos Já
17/11/2020 - 19h00

Patos Já - Suspeita de pólio em Patos de Minas. Criança apresenta sintomas da doença.

Uma criança com sintomas de pólio foi identificada em Patos de Minas, segundo a gerente da atenção básica, Betânia Morais. O menino de 2 anos está  internado em um hospital de Belo Horizonte e o caso é investigado também pelo Ministério da Saúde. Essa doença já havia sido considerada erradicada no Brasil com o último caso registrado no país em 1989. No município a cobertura vacinal é baixa: 65% para a faixa até 4 anos. O último ano em que a cobertura atingiu a meta indicada para o controle da doença (95%) foi em 2015. Desde então, a porcentagem de crianças vacinadas tem sido inferior a 90%.

Além da pólio, outras doenças também preocupam as autoridades em saúde, reflexo da baixa procura vacinal. Casos de tuberculose também foram registrados recentemente em Patos de Minas. Apesar da gratuidade e disponibilidade de vacinas no sistema público, a cobertura vacinal no município está abaixo do esperado. São apenas 3% de cobertura vacinal para a Hepatite B em crianças de até 30 dias e 0,13% da tetra viral, por exemplo.

Diante disso, as doses se acumulam nos estoques das unidades de saúde. Um dos motivos, que piorou ainda mais a ida  aos postos de saúde, foi a pandemia. Além disso, tem-se a sensação de que algumas pessoas tem deixado de lado a importância das vacinas, ou mesmo, que relaxaram diante da erradicação de algumas doenças. O problema, é que o resultado desse comportamento pode fazer com que essas doenças voltem a aparecer.



Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG