Criança de 9 anos morre com suspeita de meningite em Patos de Minas

Profissionais da saúde alertam para a importância da vacinação na infância e pré-adolescência

por Odair Cardoso
25/04/2019 - 09h10

Patos Já - Criança de 9 anos morre com suspeita de meningite em Patos de Minas

Nessa quarta-feira (24) foi comemorado o Dia Mundial de Enfrentamento à Meningite. A doença quem tem um alto grau de mortalidade preocupa autoridades em saúde. Em 2019, até o momento, foram confirmados 149 casos de meningites e 19 óbitos em Minas Gerais, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Em Patos de Minas uma criança morreu suspeita de meningite.

A gerente de epidemiologia do município, Elizaine Bicalho, alerta que é muito importante que os pais busquem a imunização contra a doença. Segundo ela, as vacinas estão disponíveis nas unidades de saúde, com a primeira dose em crianças aos 5 meses, reforço com 1 ano de idade e segundo reforço na pré adolescência aos 11 anos.

O coordenador da UPA Élcio Moreira alerta que o quanto antes se procurar atendimento médico, maiores são as chances de se evitar mortes. De acordo com ele, há cerca de um mês, deu entrada na unidade de pronto atendimento, por volta das 7h da manhã, um menino com 9 anos de idade, apresentando um quadro de meningite, que foi medicado e mantido em isolamento de contato até que uma vaga fosse liberada no Hospital Regional Antônio Dias, o que só foi possível por volta das 22h.

Ainda segundo o coordenador, o óbito ocorreu há cerca de duas semanas no HRAD, e o diagnóstico para meningite não ficou ao certo, porque o tratamento já tinha sido iniciado. O quadro evoluiu com morte encefálica, no entanto, a hipótese inicial foi de meningite.

Segundo a SES-MG, casos da doença ocorrem ao longo de todo o ano, sendo a versão bacteriana mais comum no inverno e, a viral, no verão. Além das vacinas contra alguns tipos de meningite, medidas preventivas, como manter ambientes ventilados e arejados e lavar as mãos frequentemente, ajudam a interromper a disseminação de muitos vírus e bactérias causadoras da doença. Evitar compartilhar alimentos, bebidas, pratos, copos e talheres também é uma forma para reforçar a prevenção da meningite.

Sintomas

Os sintomas da meningite podem surgir de forma repentina e se caracterizam por febre, dor de cabeça, rigidez ou dor no pescoço, náuseas e vômitos. Manchas avermelhadas também podem surgir nas formas mais graves da doença, além de confusão mental, sonolência e dificuldade para acordar.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG