Faltam médicos em postos de saúde da cidade

A denúncia é que há dois meses pacientes não conseguem agendar uma consulta

por Matheus Alves
Fonte: Rafael Ribeiro - NTV
06/07/2022 - 16h00

Patos Já - Faltam médicos em postos de saúde da cidade

Quem precisa de atendimento em algumas Unidades de Saúde da Família (USF's) da cidade está enfrentando um novo obstáculo que é a falta de médico. No bairro Nova Floresta, por exemplo, a denúncia é que há dois meses pacientes não conseguem agendar uma consulta.

A aposentada, Maria de Fátima fraturou o braço esquerdo, foi atendida na Santa Casa de Misericórdia, passou por cirurgia no Hospital Regional Antônio Dias e agora precisa de acompanhamento, porém, no posto de saúde do bairro dela que fica no Jardim Paraíso tem faltado médico constantemente.  “Demorou cerca de um mês para conseguir uma receita com o médico do posto”, explica.

Os pacientes dos postos de saúde contam que tentam entender a estratégia da prefeitura, porém, no final quem sai prejudicado é quem precisa do serviço médico. Sem saber o que fazer eles pedem para que uma providência seja tomada imediatamente.

Em nota a prefeitura de Patos de Minas afirmou que as equipes de saúde das unidades dos bairros Nova Floresta e Jardim Paraíso estão completas, não havendo falta de médico. A USF Nova Floresta conta com três equipes, e o médico de apenas uma delas está de férias até 15 de julho. A profissional da USF Jardim Paraíso estava no período de férias, tendo retornado no dia 1/07. Os atendimentos realizados nas unidades de saúde são eletivos, portanto na ausência do médico, o enfermeiro faz o acolhimento, a avaliação do paciente e marcação de consulta. Pode ser realizada também interconsulta com médico de outra equipe da unidade, se necessário ou dependendo da situação, encaminhamento para a UPA. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atualmente não conta com médico ferista, portanto os profissionais das unidades, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, seguem orientação de tirar férias em períodos diferentes para que se garanta continuidade do cuidado.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG