Gestores afirmam que alertaram o município sobre a situação do Hospital São Lucas

O fechamento da unidade está previsto para 120 dias, segundo a direção do hospital

por Odair Cardoso
21/06/2021 - 10h25

Patos Já - Gestores afirmam que alertaram o município sobre a situação do Hospital São Lucas

A informação sobre o fechamento do Hospital São Lucas foi divulgada na última sexta-feira, quando o médico, Sergio Piau, que é proprietário da unidade, divulgou uma carta, na qual comunicou a rescisão do contrato com a prefeitura de Patos de Minas e o fim das atividades em um prazo de 120 dias.

Em entrevista coletiva concedida na manhã desta segunda-feira (21), juntamente com o diretor, Willian Magalhães, Sergio Piau, confirmou que após os alertas feitos a prefeitura, sobre a situação crítica do hospital principalmente quanto a situação financeira, além de outros fatores, tomou a decisão de fechar definitivamente o estabelecimento de saúde.

Os gestores disseram também que avisaram a Secretaria Municipal de Saúde, sobre o fechamento da unidade e que uma proposta chegou a ser feita, mas não foi cumprida, se referindo os atendimentos de hemodiálise. Entre os motivos que contribuíram para o fechamento, a direção do HSL destacou a perda do serviço aos pacientes renais, ocorrida recentemente, além do não repasse de verbas por parte do município.

Ainda conforme as declarações, durante os próximos 120 dias os serviços médicos que são prestados via SUS continuarão até o final. Com o fechamento já programado, serão interrompidos os atendimentos médicos nas 30 Unidades de Terapia Intensiva para adultos, e as 20 UTIs de neonatal, além dos serviços direcionados as gestantes, por meio do SUS.

A Secretaria Municipal de Saúde, ainda não informou de que maneira a pasta criará as vagas, ou em quais hospitais elas serão disponibilizadas.

Patos Já - Gestores afirmam que alertaram o município sobre a situação do Hospital São Lucas


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG