HNSF promove treinamento com especialista em cirurgia videolaparoscópica de hérnia

Dr. Alexander Morrell é referência nesta especialidade e vem a Patos de Minas para realizar três cirurgias demonstrativas

por Débora Araújo
12/04/2019 - 08h30

Patos Já - HNSF promove treinamento com especialista em cirurgia videolaparoscópica de hérnia

Nesta sexta e sábado, o HNSF realizará o Hérnia Experience Express, um treinamento avançado direcionado a cirurgiões que realizam operações na parede abdominal, utilizando como técnica a videolaparoscopia.

O palestrante convidado, Dr. Alexander Morrell, é um dos principais especialistas no Brasil e no mundo no uso desse método. Com um currículo impecável, Dr. Alexander tem passagem por diversos centros internacionais especializados. Dr. Alexander também foi presidente da Sociedade Brasileira de Videocirurgia (Sobracil), e é presença constante em congressos e eventos internacionais e nacionais, sendo frequentemente convidado a ministrar aulas e a realizar cirurgias demonstrativas, para repassar aos colegas de profissão as técnicas que realiza.

É exatamente esse o motivo de sua vinda a Patos de Minas. Nesta sexta-feira (12), ele fará uma aula teórica, com início às 20 horas, no Fratele Business Hotel, apresentando os princípios da abordagem da hérnia laparoscópica. Para participar desta palestra, foram convidados os cirurgiões do corpo clínico do HNSF, além de todos os médicos cirurgiões com atuação em Patos de Minas e outras cidades, como Uberlândia, Passos, Paracatu, Três Marias, dentre outras, que têm a participação de médicos confirmada no evento. A aula teórica também foi aberta aos médicos residentes em Cirurgia dos hospitais São Lucas e Antônio Dias, e aos alunos do curso de medicina interessados nessa especialidade.

Amanhã Dr. Alexander Morrell realizará três cirurgias demonstrativas, utilizando a videolaparoscopia para correção de casos de hérnias inguinais e ventrais. As cirurgias acontecerão no Bloco Cirúrgico do HNSF e serão acompanhadas, ao vivo, por oito médicos que atuam na área. A proposta é que essas operações sejam filmadas e, posteriormente, disponibilizadas como vídeo-aula a todos os participantes do evento.

O médico cirurgião do HNSF, Dr. Edson Antonacci, organizador do evento, foi o responsável por articular a vinda do especialista a Patos de Minas: “Com a realização deste evento, vamos receber em casa um dos principais cirurgiões de hérnia do mundo e, ainda, teremos a oportunidade de participar de um treinamento com um profissional que é uma referência no Brasil e no mundo nesse tipo de procedimento”, afirma.

Sobre as cirurgias por videolaparoscopia

A videolaparoscopia, também conhecida como “cirurgia sem corte”, surgiu na Europa na década de 1980, mas começou a ser adotada no Brasil apenas na década de 90. Nela, o cirurgião amplia a imagem em 20 vezes com o uso de uma câmera e opera o paciente com muito mais precisão, por um corte mínimo na pele. A cirurgia, menos invasiva do que a convencional, permite uma recuperação rápida do paciente. O tempo de internação é menor, assim como as chances de infecção, sendo portanto um procedimento mais seguro. Outra vantagem do método é garantir um resultado estético incomparavelmente melhor, sem cicatrizes aparentes. Do ponto de vista funcional, a cirurgia por videolaparoscopia reduz o risco de recidivas.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG