Laboratório da UFU já está analisando exames para Covid-19

Até o momento o laboratório da Ufu recebeu 70 amostras

por Redação Patos Já
28/08/2020 - 11h49

Patos Já - Laboratório da UFU já está analisando exames para Covid-19

Os trabalhos deveriam ter se iniciado meses atrás, devido a alta demanda em Patos de Minas, mas a ativação aconteceu apenas na última segunda-feira, quando as primeiras amostras chegaram no local.

O campus Patos de Minas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) já está realizando testes de RT-PCR para detecção da Covid-19. Isso porque o Laboratório de Diagnóstico e Análises Moleculares da instituição foi aprovado pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), tornando-se agora habilitado para a função, porém houve uma demora para que enfim, ele estivesse ativo.

De acordo com o coordenador  de Laboratório de diagnósticos e análises molecular, Guilherme Freitas, foram vários trâmites burocráticos ao longo do processo. Segundo ele, a liberação da verba só saiu em no mês de maio. 

Nesta segunda-feira (24) o laboratório já iniciou os trabalhos. Ao longo da semana, foram feitos 70 analises, mas a capacidade é de 40 análises/dia e no momento, as amostras não vem de todas as unidades de saúde, já que estão sendo credenciadas ainda. 

A estimativa de entrega do resultado é de 24 horas a 72 horas para entrega do laudo. A expectativa segundo o coordenador, é de que o laboratório prossiga com suas atividades, mesmo após a pandemia. 


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG