Macrorregião Noroeste evolui para onda amarela no plano Minas Consciente

A medida entra em vigor a partir do próximo sábado (17)

por Paula Mota
16/07/2021 - 09h00

Patos Já - Macrorregião Noroeste evolui para onda amarela no plano Minas Consciente

A Macrorregião Noroeste, na qual Patos de Minas está inserida, avançou nesta quinta-feira (15) para a onda amarela do plano Minas Consciente. A decisão foi tomada após encontro virtual do Comitê Extraordinário Covid-19, que se reúne semanalmente para discutir a situação da doença.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, a melhora dos indicadores da Covid-19 em Minas Gerais levou à fase de maior controle da pandemia desde o início do ano. A taxa de incidência, que mede a circulação do vírus na sociedade, caiu 23% em 14 dias e é a oitava menor do país.

Houve queda também na mortalidade por faixa etária na população com mais de 60 anos, grupo mais vulnerável à doença. Em janeiro, o acúmulo de óbitos nesta faixa etária era de quase 90%. Agora, está em 60%.

Além da macrorregião Noroeste que agora está na onda amarela, o comitê também aprovou a evolução da macrorregião Sudeste para a onda verde do Minas Consciente e da Norte e Sul para a onda amarela. Agora, 12 das 15 localidades estão atualmente nas ondas mais flexíveis do plano.

Apenas três regiões se encontram em onda vermelha, mas nenhuma delas possui a classificação de Cenário Epidemiológico e Assistencial Desfavorável, o que inviabilizaria, por exemplo, a volta às aulas. As mudanças entram em vigor a partir de sábado (17).


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG