Mais de 200 casos de acidentes com escorpiões já foram atendidos pelo Hospital Regional desde o início do ano

Manter limpos quintais e jardins das residências, não acumular folhas secas e lixo domiciliar evita criar um ambiente favorável à proliferação desses animais

por Odair Cardoso
05/10/2021 - 10h20

Patos Já - Mais de 200 casos de acidentes com escorpiões já foram atendidos pelo Hospital Regional desde o início do ano

Durante o período chuvoso e quente, acidentes com animais peçonhentos tendem a aumentar. Nessa época do ano é bastante comum o aparecimento de escorpiões, entre outros, que procuram lugares secos para se abrigarem, podendo ser encontrados nas proximidades das casas, jardins e parques, tanto em áreas urbanas, quanto rurais.

O Hospital Regional Antônio Dias informou que desde o mês de janeiro até setembro, foram atendidos 201 casos de acidentes com escorpiões. A unidade de saúde afirmou também que os estoques de soro antiescorpiônico estão regulares.

A Secretaria de Estado de Saúde orienta que a melhor forma de evitar os acidentes é adotar medidas de prevenção. Como o contato com os animais peçonhento ocorre, geralmente, durante a realização de atividades que envolvem a manipulação de galhos, troncos, folhas e coleta de frutos, recomenda-se atenção especial nessas ocasiões, principalmente com as crianças.

Outra recomendação é manter limpos quintais e jardins das residências, não acumular folhas secas e lixo domiciliar. Também evitar a formação de ambientes favoráveis ao abrigo de escorpiões, como obras de construção civil e terraplenagens que possam deixar entulho, superfícies sem revestimento e umidade. Além disso, colocar telas nas aberturas de ventilação de porões e manter assoalhos fechados.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG