Menino que sofreu traumatismo craniano ao cair de árvore, recupera movimentos

Após um ano, o garoto começa a dar os primeiros passos, apresentando bom desenvolvimento

por Odair Cardoso
27/06/2019 - 20h52

Patos Já - Menino que sofreu traumatismo craniano ao cair de árvore, recupera movimentos

Do desespero, a sensação de alívio com a melhora apresentada pelo filho, que chegou a ficar sem os movimentos em uma cama. Elaine Barbosa, mãe do garoto Gustavo que sofreu queda de uma árvore com cerca de sete metros de altura, acompanha agora, um ano depois, o bom desenvolvimento na recuperação do filho.

Patos Já - Menino que sofreu traumatismo craniano ao cair de árvore, recupera movimentos

O garoto, na época com apenas 12 anos, sofreu traumatismo craniano e ficou em coma na UTI por 30 dias no Hospital Regional Antônio Dias, onde passou por uma cirurgia de alto risco csom cinco horas de duração. Emocionada, Elaine Barbosa, comemora ao ver Gustavo reaprendendo a andar, dando os primeiros passos e reagindo bem ao tratamento de fisioterapia que é realizado na clinica de reabilitação Totó Veloso.

A equipe composta por profissionais de terapia ocupacional, fisioterapia e fonoaudiologia, que atua há oito meses na recuperação do pequeno paciente, relembra que o início do tratamento foi o período mais complicado, pois Gustavo ainda não sustentava a cabeça e não apresentava movimentos voluntários nos membros superiores e inferiores, o que ao longo do tempo mudou bastante. Com auxilio, o adolescente já consegue andar na barra, e pronunciar palavras, demonstrando os ganhos alcançados.

O esforço da equipe agora é direcionando ao desenvolvimento da força muscular, para melhora do controle do tronco e da cervical. A busca é para que ele possa continuar desenvolvendo também os movimentos dos braços e pernas, o que para os fisioterapeutas demanda mais trabalho, mas com boa expectativa, uma vez que o garotinho apresenta boas respostas, além da idade e fase de crescimento, que podem ser favoráveis aos tratamentos.

Patos Já - Menino que sofreu traumatismo craniano ao cair de árvore, recupera movimentos


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG