Ministério da Saúde desabilita atendimentos oncológicos pelo SUS em Patos de Minas

Com a medida, os pacientes com câncer terão que ser transferidos para ter acesso aos atendimentos

por Redação Patos Já
20/12/2021 - 10h30

Patos Já - Ministério da Saúde desabilita atendimentos oncológicos pelo SUS em Patos de Minas

Mais um serviço de saúde ofertado pelo SUS, deixará de ser prestado em Patos de Minas. É o que diz a portaria publica pelo Ministério da Saúde, constando a desabilitação dos serviços de radioterapia, que eram realizados pela clínica AZ Noroeste, terceirizada do já extinto hospital São Lucas. Na semana passada, a prefeitura determinou por meio de decreto a intervenção administrativa do imóvel, tendo como justificativa a habilitação dos atendimentos em oncologia.

No texto, o órgão disse ter considerado a manifestação da Vigilância Sanitária do município, de 22 de abril de 2020 e dos fatos apontados em Ação Civil Pública, informando que o Hospital São Lucas deveria ser interditado enquanto não houvesse as adequações às normas sanitárias vigentes.

De acordo com o Pedro Cunha, que é membro do Conselho Estadual de saúde, os pacientes oncológicos de outros municípios pactuados e referenciados ao HSL, já estão realizando os tratamentos em outros municípios, a maioria em Uberaba no Hospital Helio Angotti.

Já em relação aos pacientes de Patos de Minas, Cunha informou que a Secretaria Municipal de Saúde e a Superintendência Regional de Saúde, estão negociando os atendimentos em outros estabelecimentos, para evitar as desassistências. “Vamos aguardar, fazendo votos que seja tomada a melhor decisão. O Controle Social continua acompanhando, e cientificando as demais Instituições” afirmou o conselheiro.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG