Notificações de dengue em 2019 superam os registros de todo o ano passado em Patos de Minas

Este ano já são 289 notificações, enquanto que em 12 meses de 2018, foram registradas 196 notificações

por Odair Cardoso
06/03/2019 - 17h40

Patos Já - Notificações de dengue em 2019 superam os registros de todo o ano passado em Patos de Minas

Patos de Minas corre o risco de ter uma epidemia de dengue este ano. Dados do Programa Municipal de Combate a Dengue – PMCD, apontam que de janeiro até agora já foram 289 notificações da doença contra 196 registros apurados em todo o ano passado. Somente com a participação da população, o quadro negativo poderá ser diferente.

Segundo a agente de endemias, Suelene Oliveira, em 2019 já são mais de 50 casos confirmados da doença e a preocupação com a infestação só aumenta. De acordo com ela, em todos os bairros de Patos de Minas tem sido encontrados recipientes com larvas do Aedes aegypti, principalmente dentro das residências, indicando que os moradores precisam se conscientizar dos riscos provocados pelo mosquito que também é vetor da zica, chicungunha, febre amarela urbana e febre do nilo.

Suelene Oliveira chamou a atenção também para os deslocamentos de pessoas que viajaram no carnaval, o que pode representar um risco na infestação, reforçando que é necessário que todos fiquem alertas e se organizem para não propiciar ambientes favoráveis aos focos do mosquito. As principais orientações são para que se verifique calhas, tambores e outros recipientes. Descartar corretamente o lixo doméstico, não jogando no quintal ou terrenos baldios, garrafas, sacolas plasticas e outros materiais que acumulem água.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG