Onda vermelha: prefeitura libera venda e consumo de bebidas alcoólicas em estabelecimentos de Patos de Minas

A nova classificação do Minas Consciente também permite outras flexibilizações

por Redação Patos Já
05/04/2021 - 16h00

Patos Já - Onda vermelha: prefeitura libera venda e consumo de bebidas alcoólicas em estabelecimentos de Patos de MinasArquivo Patos Ja.

Foi publicado pela prefeitura na tarde desta segunda-feira (5/4), um comunicado informando as novas diretrizes que devem ser adotadas pelo município, diante da reclassificação de Patos de Minas para a onda vermelha do Minas Consciente. Entre as determinações, está a liberação da venda e o consumo de bebidas alcoólicas pelos estabelecimentos comerciais.

O texto diz que a partir da entrada na onda vermelha, o Decreto 5.020/2021 perde efeito. Com isso, todas as atividades comerciais estão autorizadas a funcionar, desde que respeitem os protocolos para esta fase do plano estadual. Conforme o comunicado, a distância linear entre pessoas, filas e mesas, deve ser de no mínimo, 3 metros. A metragem de referência para medir a limitação de pessoas por ambiente é de 10 metros quadrados.

Quanto aos hotéis e atrativos culturais, como museus e parques, a limitação de capacidade fica restrita a 50% do total. "Deve haver controle de fluxo, limite de uma pessoa por atendente, agendamento, restrição de autoatendimento e aferição de temperatura", determina.

De acordo com nota publicada pela prefeitura, "estão liberados atendimentos ou consultas em estabelecimentos de saúde, como hospitais, clínicas e consultórios. Quanto a cirurgias eletivas, contudo, somente estão autorizados procedimentos que não exijam anestesia geral e desde que a internação do paciente não seja superior a 12 horas". O texto também diz que, a orientação se deve a ocupação geral de leitos públicos e privados, que ainda é superior a 70%, com grande número de pacientes internados com a Covid-19.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG