Patos de Minas alcança meta de imunização contra a gripe em 93%

Com a prorrogação da campanha de vacinação o Estado de Minas alcançou a meta de 90%

por Gustavo Oliveira
Fonte: Odair Cardoso - foto: Gustavo Brito.
22/06/2018 - 17h14

Patos Já - Patos de Minas alcança meta de imunização contra a gripe em 93%

A campanha de vacinação contra a  gripe em Patos de Minas alcançou o objetivo preconizado pelo Ministério da Saúde na imunização que previne o influenza A (H1N1). O Estado de Minas Gerais também alcançou a meta de vacinar 90% do público-alvo da campanha.

De acordo com a gerente de epidemiologia da secretaria municipal de saúde, Elizaine Bicalho, o município atingiu a meta com 93% da população que se enquadra nas regras imunizada. A campanha que foi prorrogada em todo o Brasil, terminou nesta sexta-feira (22).  A partir da próxima segunda-feira (25/6), caso haja disponibilidade, a vacina também será ofertada para as crianças de cinco a nove anos e adultos entre 50 e 59 anos.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), informou que mesmo com a meta atingida em Minas Gerais, ainda há preocupação com as crianças de 0 a 5 anos que estão com 75% de cobertura vacinal, e com as gestantes, grupo que alcançou 76%.

As crianças e gestantes fazem parte do grupo de risco, uma vez que possuem maior probabilidade para complicações e óbitos em decorrência da doença. Para aumentar a cobertura vacinal, os municípios que ainda não alcançaram a meta ou que apresentam grupos abaixo do esperado são orientados a realizar busca ativa de todos os indivíduos que ainda não foram imunizados, ou seja, agentes de saúde vão de casa em casa à procura dessas pessoas.

A vacina da gripe apresenta uma eficácia de 95 a 98% e tem índice de reação de apenas 1%. A escolha dos grupos prioritários para a vacinação contra a gripe segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e é definida a partir de estudos epidemiológicos. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

(*) com informações da Agência Minas.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG