Patos de Minas constata caso positivo de raiva em morcego na região central da cidade

Diante do registro, uma ação com bloqueio vacinal deve ter início esta semana

por Redação Patos Já
22/06/2020 - 14h00

Patos Já - Patos de Minas constata caso positivo de raiva em morcego na região central da cidade

Não bastasse a preocupação com o aumento no número de casos do novo coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas confirmou nesta segunda-feira (22), ter constatado caso positivo de raiva em morcego, na região central da cidade. Em nota a pasta informou que realizará bloqueio vacinal esta semana.

De acordo com SMS, está programada ação com visitação de residências e a administração da vacina antirrábica em cães e gatos. “Caso o animal esteja com o cartão de vacina em dia, não será necessária a dose de reforço. Cerca de 1.000 domicílios serão visitados nos bairros Centro, Cônego Getúlio e Lagoa Grande”, informou a nota.

Ainda segundo o texto, o Ministério da Saúde preconiza que deve ser realizada a vacinação, para impedir a disseminação do vírus entres as diferentes espécies, principalmente cães e gatos. “A raiva é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura ou lambedura desses animais” alertou.

A nota segue lembrando que, “a raiva pode infectar mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%, ou seja, podendo levar à morte a quase totalidade dos infectados. Os principais sintomas em humanos são: mal-estar geral; pequeno aumento de temperatura; anorexia; cefaleia, náuseas e coma”, destacou.

“Caso algum morcego seja encontrado vivo ou morto em situação anormal (por exemplo, caído no chão ou pendurado em janelas, cortinas, em cima da cama, à luz do dia) é necessário solicitar seu recolhimento por meio do número 3822-9624 (Centro de Zoonoses – CCZ). Se for possível capturar o animal até a chegada da equipe do CCZ, o recolhimento deve ser feito utilizando panos, caixas de papel, baldes ou mantendo-o preso em ambiente fechado”, finalizou.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG