Patos de Minas registra 79 novos casos de Aids em 2020
Pelo menos 444 pessoas que contraíram a doença, estão em tratamento no município
02/12/2020 - 08h00
Entre janeiro e dezembro deste ano, foram diagnosticados 79 novos casos de Aids em Patos de Minas. O informação foi confirmada nessa terça-feira (1/12) por Tatiana Nassor, que coordena o programa municipal de Aids, e Hepatites Virais, durante o programa Mais Saúde da NTV.
De acordo com a coordenadora, 822 moradores de 21 municípios que são atendidos pelo programa, estão em tratamento contra a doença na unidade em Patos de Minas.
Os dados mostram também as cinco cidades com maior número de casos na região.
1º Patos de Minas: com 444 pessoas em tratamento.
2º São Gotardo: com 77 pessoas em tratamento.
3º João Pinheiro: com 49 pessoas em tratamento.
4º Carmo do Paranaíba: com 49 pessoas em tratamento.
5º Lagoa Formosa: com 30 pessoas em tratamento.
Foi lançado esta semana pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) a campanha para conscientizar a população sobre as formas de Prevenção Combinada do HIV disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A estratégia também enfatiza a importância do diagnóstico precoce, incentivando a procura por testes nas unidades de saúde.
Entre os métodos de prevenção que podem ser combinados estão: uso do preservativo masculino e/ou feminino; testagem regular para o HIV - que pode ser realizada gratuitamente no SUS; prevenção da transmissão vertical (quando o vírus é transmitido para o bebê durante a gravidez); tratamento das infecções sexualmente transmissíveis e das hepatites virais; imunização para hepatites A e B; programas de redução de danos para usuários de álcool e outras substâncias; profilaxia pré-exposição (PrEP); profilaxia pós-exposição (PEP); e o tratamento de pessoas que já vivem com HIV.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor