Patos de Minas registra primeiro caso de vírus zika em 2019

A vítima é uma idosa e outros dois casos suspeitos de zika estão sendo investigados

por Odair Cardoso
12/03/2019 - 17h50

Patos Já - Patos de Minas registra primeiro caso de vírus zika em 2019

Patos de Minas registrou esta semana o caso de um morador do município que contraiu o vírus zika. A informação foi confirmada pelo programa municipal de combate a dengue. A transmissão ocorre pela picada do mosquito aedes aegypti. Focos com larvas do mosquito estão sendo encontrados em todos os bairros da cidade.

De acordo com o que foi apurado por nossa reportagem no setor de epidemiologia, a vítima é uma mulher idosa, que não teve o nome divulgado. Outros dois casos, de uma adolescente e um rapaz maior de idade, foram notificados e estão sendo investigados. A infecção do zika pode causar febre, dor nas articulações ou conjuntivite e pode causar microcefalia.

Outra informação é que as medidas preventivas já foram tomadas, com bloqueio de transmissão nas proximidades da residência da paciente, com ações de pulverização com a motofog liberando o inseticida para matar o mosquito na sua forma alada.

Segundo dados do Programa Municipal de Combate a Dengue, a infestação preocupa, e o município corre o risco de ter uma epidemia. Os agentes de endemias tem localizado em todos os bairros larvas do mosquito, que é vetor da dengue, febre amarela silvestre, zika, chikungunya e febre do nilo.

Dengue

Os números mostram que desde janeiro até agora foram 524 casos de dengue notificados, com 108 deles confirmados, por exames laboratoriais.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG