Patos de Minas registra primeiro caso suspeito de sarampo da região

Caso foi notificado pela SRS na última terça-feira (03)

por Redação Patos Já
05/09/2019 - 10h45

Patos Já - Patos de Minas registra primeiro caso suspeito de sarampo da região

Uma confirmação de contágio por sarampo em um adolescente de 16 anos em Juiz de Fora, na Zona da Mata, elevou para cinco os casos da doença em Minas Gerais neste ano. Em uma semana, no Brasil, os registros aumentaram em 18%, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (05) pelo Ministério da Saúde.

Em Minas Gerais, são pelo menos 78 suspeitas em investigação, sendo que uma delas foi registrada recentemente em Patos de Minas. Segundo a Superintendência Regional de saúde, trata-se de um caso "importado", pois o paciente, um adulto do sexo masculino com mais de 30 anos, teria contraído a doença em São Paulo. Neste momento ele passa por tratamento e realização de exames para confirmação ou descarte da doença.

O aumento no número de casos tem encorajado a população a buscar os postos de saúde atrás da imunização. Segundo a gerente de epidemiologia, Elizaine Bicalho, desde o inicio da campanha de vacinação, mais de cinco mil doses foram aplicadas na cidade. O foco da vacinação está nas crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias, mas os adultos que não foram imunizados também devem se vacinar. Todos os postos de saúde da cidade estão oferecendo a tríplice viral.

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. Os principais sintomas são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, coriza e mal estar intenso.



Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG