Patos de Minas tem 3 mortes por dengue confirmadas e quatro em investigação

Com o tempo mais frio a expectativa é de que a incidência de casos comece a diminuir

por Odair Cardoso
08/06/2019 - 10h00

Patos Já - Patos de Minas tem 3 mortes por dengue confirmadas e quatro em investigação

Ha cerca de 10 anos não se registrava uma epidemia tão grande em Patos de Minas, como esta sendo em 2019. A afirmação é da vigilância epidemiológica do município, que vem contabilizando um grande número de pessoas infectadas pelo vírus da dengue, além dos óbitos já confirmados e os que ainda esperam pelo laudo laboratorial, podendo aumentar ainda mais esta triste estatística.

De acordo com a diretora do setor de epidemiologia, Elizaine Bicalho, já são quase 6 mil casos notificados da doença, com cerca de 2 mil deles tendo sido constatados como positivos. Os demais estão aguardando por confirmação. Outra informação preocupante, é que três mortes por dengue estão confirmadas, e quatro seguem em investigação.

Para Elizaine Bicalho, a epidemia que ficará marcada na história, pode ser explicada por alguns fatores, que estariam ligados as questões ambientais com uma maior ocorrência de calor e chuvas até o mês de maio, favorecendo a procriação do Aedes aegypti, e também as condições das residências em que os moradores pouco se preocuparam em realizar os cuidados para combater os focos do mosquito transmissor do vírus da dengue.

Ainda segundo a diretora de vigilância epidemiológica, nos últimos dias houve redução em cerca de 40% na demanda de procura dos pacientes com sintomas de dengue nas unidades de saúde. Com o tempo mais frio a expectativa é de que a incidência de casos comece a diminuir, o que não significa que a população possa deixar de fazer as verificações para barrar a proliferação do mosquito.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG