Pessoas de 20 a 49 anos devem se vacinar contra sarampo

Vacinação foi prorrogada até 31 de agosto para todo o Brasil

por Redação Patos Já
Fonte: Secretaria de Estado de Saúde.
02/07/2020 - 15h30

Patos Já - Pessoas de 20 a 49 anos devem se vacinar contra sarampo

Em Minas Gerais, apesar da expectativa em vacinar mais de 9 milhões de pessoas de 20 a 49 anos na Campanha Nacional de Vacinação Indiscriminada contra o Sarampo, apenas pouco mais de 1 milhão de doses foram aplicadas até agora. Uma cobertura vacinal de 11,64%, bem abaixo do esperado, contra o vírus do sarampo, que voltou a circular no país em 2018.

“A vacinação contra o sarampo será realizada independentemente da situação vacinal das pessoas, porque a campanha é indiscriminada. Isso significa que, mesmo que a pessoa já tenha o cartão de vacina atualizado, ou seja, constando registro de vacina contra o sarampo, as pessoas que pertencem a esta faixa etária precisam se vacinar”, explica a coordenadora estadual do Programa de Imunizações da SES-MG, Josianne Dias Gusmão.

Para evitar a circulação do sarampo no Estado, Josianne Gusmão diz que é necessário a manutenção de altas e homogêneas coberturas vacinais em todas as faixas etárias da população. “O sarampo é uma doença grave e de alta transmissibilidade. E, por isso, é preciso que todos tenham o cartão de vacina atualizado. Somente assim poderemos alcançar a devida proteção contra o sarampo e interromper a circulação do vírus no estado”, disse.

Vacinação em cenário de pandemia

Diante do cenário da pandemia da Covid-19, o Ministério da Saúde recomenda certos cuidados às pessoas no momento da vacinação. A população deve ficar atenta às medidas de prevenção, como manter dois metros de distância nas filas, entre uma pessoa e outra.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG