Prefeitura diz que patenses não foram imunizados com vacinas vencidas da Astrazeneca

Uma reportagem publicada pela Folha diz que 92 doses com validade expirada teriam sido aplicadas em Patos de Minas

por Odair Cardoso
02/07/2021 - 16h50

Patos Já - Prefeitura diz que patenses não foram imunizados com vacinas vencidas da Astrazeneca

A Folha de São Paulo publicou nesta sexta-feira (2/7), que pelo menos 92 pessoas teriam se vacinado contra a Covid-19 com doses vencidas da Astrazeneca. O texto destaca que os dados constam de registros oficiais do Ministério da Saúde, indicando que 26 mil doses com validade expirada foram aplicadas em 1.532 municípios brasileiros.

A reportagem mostra um levantamento apontando números de lotes e datas de vencimentos. De acordo com as informações, foram 83 vacinas do lote 2120Z001, com validade até 29 de março, e 9 vacinas do lote 4120Z005, com prazo válido até 14 de abril.

A assessoria de comunicação da prefeitura de Patos de Minas publicou nota de esclarecimento sobre o assunto. Segundo o texto, as doses pertencentes ao lote 4120Z005 foram entregues em 30 de janeiro e totalmente aplicadas nos primeiros 15 dias de fevereiro. E que o lote 4120Z001 foi recebido em 26 de fereiro, e a aplicação das vacinas foi encerrada na primeira quinzena de março. "É possível perceber que não foi realizada aplicação de vacinas fora do prazo de validade. Pode ter havido equívocos na digitação durante o lançamento dos dados, e são questões que já estão sendo verificadas para correção”, afirmou.

Ainda conforme o município, “a organização da vacinação, desde o recebimento e acondicionamento das vacinas, conferência de lotes e datas de validade, é realizado de forma bastante criteriosa pelos profissionais envolvidos nesse processo” destaca o comunicado. A nota finaliza orientando que as pessoas imunizadas nos períodos informados devem ficar tranquilas, verificarem a data da vacinação e de vencimento da vacina no cartão e, em caso de dúvidas, entrarem em contato com a Epidemiologia.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG