Profissionais alertam para vacinação contra o sarampo antes de viajar

Em Patos de Minas a cobertura vacinal contra o sarampo foi de 98,3%

por Redação Patos Já
23/12/2019 - 18h20

Patos Já - Profissionais alertam para vacinação contra o sarampo antes de viajar

O Sarampo é uma doença altamente contagiosa causada pelo vírus Measles morbillivirus. Os sinais e sintomas iniciais, geralmente, são febre, até superior a 40 ºC, tosse, corrimento nasal e olhos inflamados, dores, fadiga, mal-estar ou perda de apetite, ou manchas vermelhas. Em todo o país, os números de casos da doença impressionam.

Foram 3.339 casos confirmados de Sarampo em 16 estados brasileiros, nos últimos 90 dias. A informação é do novo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde. Minas está entre estes estados.

Além disso, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul integram a lista de estados com surto da doença. O atual boletim mostra que são 24.011 pessoas com casos suspeitos da doença. Destas, 17.713 (73,8%) aguardam diagnósticos. 2.957 casos (12,13%) foram descartados.

Até o momento, não houve morte por sarampo. Os casos confirmados, neste último levantamento, representam 89% do total de 2019. De acordo com a gerente de vigilância epidemiológica, Elizaine Bicalho, em Patos de Minas, houve cobertura vacinal de 98,3%, sendo acima da meta do ministério da saúde, que é de 90%.

Segundo Elizaine Bicalho, sobram vacinas no município. Até o momento, foram duas campanhas realizadas e outras estão programadas.

Apesar da imunização quase completa da doença, há o alerta para quem vai aproveitar o feriado de natal e viajar para fora do estado. A orientação é tomar a vacina antes de pegar a estrada.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG