Profissional alerta para aumento de movimentação na UPA pós feriado

A orientação é analisar a urgência do atendimento antes de procurar a unidade

por Redação Patos Já
24/12/2019 - 17h00

Patos Já - Profissional alerta para aumento de movimentação na UPA pós feriado

Festas de final de ano são sinônimo de famílias reunidas e clima natalino. Um dos locais que fica pouco movimentado nos dias de feriados é a UPA, o que, em períodos comuns, não é um fato.

São muitas as reclamações, ao longo do ano, a respeito da demora no atendimento na UPA e da superlotação. Essa movimentação cai nos períodos festivos, mas, de acordo com o doutor Élcio Moreira, que é médico da UPA, é só passar o feriado, que lota novamente.

A unidade de pronto atendimento funciona com sistema de prioridade. Dependendo da situação e das circunstâncias em que o paciente se encontra, ele será encaminhado para a urgência.

Segundo o médico, um dos motivos para a lotação é o fato de muitas pessoas não saberem onde procurar atendimento. “Nós temos três portas de entrada para a saúde no município: o posto de saúde, a UPA e o CAPs. Todos esses locais, a pessoa tem que ter um retorno, tem que ser atendida”, afirma o dr. Élcio.

No dia após o feriado, a movimentação na UPA aumenta, só que muitas vezes, as circunstâncias em que o paciente se encontra poderiam ser atendidas em uma unidade básica de saúde. “O primeiro passo é saber onde procurar. Por exemplo, em caso de dor crônica, que talvez o paciente consiga esperar, o recomendado é procurar um posto. Agora, se for de fato urgente, uma febre alta, nestas condições, ele é encaminhado para a UPA”, explica.

Além disso, os profissionais da nova gestão buscam organizar o atendimento, para melhor atender a população. O médico reforça que, seguidas as orientações e sabendo qual local procurar, ambos os lados – profissional e paciente - conseguem melhorar as condições de atendimento, logo, da saúde.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG