Programa Municipal de Combate à Dengue divulga resultado do primeiro LIRAa de 2019

O levantamento apontou índice de infestação de 2,1 que indica médio risco

por Débora Araújo
Fonte: Débora Araújo - foto: arquivo
28/01/2019 - 10h50

Patos Já - Programa Municipal de Combate à Dengue divulga resultado do primeiro LIRAa de 2019

O Programa Municipal de Combate à Dengue (PMCD) divulgou o resultado do primeiro Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2019O levantamento apontou índice de infestação de 2,1 que indica médio risco.

Segundo informações do PMCD, o resultado é muito preocupante, visto que foram encontrados criadouros do mosquito Aedes Aegypti em todos os bairros de Patos de Minas, expondo a sociedade ao risco de contrair doenças como dengue, chikungunya, febre do nilo e febre amarela.

Ainda segundo o programa, o levantamento é consideravelmente superior ao registrado no último LIRAa do ano passado, quando o índice apontou 1,6 no mês de outubro. Outro fator que gera preocupação, é que o município está passando pelo risco de infestação que ocorre a cada três anos.

Dessa forma, com o ano de 2019 começando com alerta alto, é necessário que a população seja parceira dos agentes de saúde na prevenção de focos do mosquito, que podem ser encontrados em calhas, vasos de planta, recipientes de água de animais ou em qualquer lugar que possa armazenar água parada.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG