Secretaria de Saúde anuncia mudanças no atendimento a sintomáticos respiratórios

As mudanças serão realizadas entre os dias 6 a 21 de janeiro.

por Caio Machado
06/01/2022 - 08h10

Patos Já - Secretaria de Saúde anuncia mudanças no atendimento a sintomáticos respiratóriosImagem Ilustrativa / Freepik

Nesta quarta-feira (06), a Secretaria Municipal de Saúde emitiu uma nota à imprensa informando sobre mudanças estruturais no atendimento a sintomáticos respiratórios.

Uma das mudanças é a estruturação da antiga sede no CAPS AD, na Rua Dona Luíza, 710, no Bairro Lagoa Grande, para tornar-se Centro de Enfrentamento à Covid-19.

O local, cujo funcionamento será divulgado em breve, oferecerá testagem e atendimento médico preliminar para sintomáticos respiratórios diariamente, das 7h às 19h.

A justificativa da mudança é o aumento recente de casos de Covid-19 e grupe no município e a necessidade de desafogar as unidades de saúde da família (USFs) e a UPA.

Enquanto a estruturação é concluída, atendimentos eletivos nas USFs serão suspensos para maior alocação de pacientes com sintomas respiratórios.

Segundo a nota, entre os dias 6 e 21 de janeiro as seguintes mudanças serão efetuadas:

atendimento médico e de enfermagem: ficam suspensos os atendimentos eletivos (agendados), com manutenção apenas das consultas de pré-natal. As consultas de puericultura acontecem somente em caso de queixas/demandas, devendo ser postergadas as de rotina;

- sala de vacinas: em todas as unidades, esses locais funcionarão das 7h30 às 16h30, para que, no horário das 16h30 às 19h (nas USFs com Saúde na Hora e Saúde do Trabalhador), os técnicos/auxiliares possam apoiar o atendimento a sintomáticos respiratórios;

- Nasf e psicólogos clínicos: os atendimentos individuais estão mantidos, devendo o usuário cancelar a consulta mediante qualquer queixa respiratória. Grupos estão suspensos;

odontologia: os atendimentos odontológicos eletivos estão mantidos, mas a orientação é que qualquer paciente com sintomas respiratórios ou que teve contato próximo com alguém confirmado para Covid-19 desmarque a consulta.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG