Secretaria de saúde determina isolamento a quem está retornando de viagem

Pessoas que estiveram em cidades com casos confirmados de covid-19 deverão passar por isolamento ao retornar a Patos de Minas

por Marília Borges
18/03/2020 - 12h00

Patos Já - Secretaria de saúde determina isolamento a quem está retornando de viagem

Mesmo que o turista não apresente nenhum sintoma, a recomendação é que ele fique em isolamento por 7 dias. Já os que preenchem critério de caso, deve se manter em domicílio por 14 dias. Essa é mais uma forma de conter o aumento súbito de casos de coronavírus.

As cidades de origem determinadas até o momento foram Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, que entraram em transmissão comunitária. Portanto, pessoas que passaram por um desses locais, ao chegarem em Patos de Minas, devem ficar uma semana em casa, a partir da data de desembarque. O mesmo vale para o viajante internacional.

A medida apresentou eficácia na Coreia do Sul e em vários outros países que passam pelo surto. Agora está sendo adotada em várias cidades do Brasil. A recomendação é da Organização Mundial da Saúde. Além disso, orienta-se que as pessoas procurem uma unidade de saúde, caso apresente algum sintoma.

Fazendo um maior controle, é possível frear o rápido crescimento do número de doentes com coronavírus. Lembrando que a recomendação é não viajar. E aqueles que descumprirem a determinação poderão ter pena de detenção de um mês a um ano e estará passivo de multa.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG