SES-MG explica demora dos resultados de casos suspeitos de Coronavírus

Segundo a secretaria, o tempo de exame para identificação da Covid-19 varia de 48 a 72 horas

por Paula Mota
Fonte: Secretaria de Estado de Saúde.
25/03/2020 - 16h00

Patos Já - SES-MG explica demora dos resultados de casos suspeitos de Coronavírus

Muitas pessoas tem questionado sobre a demora nos resultados dos exames dos casos suspeitos de coronavírus no estado de Minas Gerais.

Os números de casos suspeitos aumentam a cada dia, mas o retorno é demorado. Em nota, Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais esclarece o porquê do tempo de espera.

De acordo com a SES, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) iniciou a "realização do exame para identificação do Covid-19 das amostras suspeitas em Minas Gerais, no dia 12 de março". Entretanto, a fundação recebe amostras de todas as unidades de saúde - públicas e privadas - de todos os municípios mineiros.  "Até o dia 19/2, mais de 1.800 amostras deram entrada na Funed. Dessas, cerca de 1.300 estão em análise ou já foram processadas e as demais estão em processo de triagem" esclarece.

Além disso, foi informado que, como forma de acelerar os processos, mais três laboratórios - Hermes Pardini, laboratório Fleury e laboratório Álvaro - foram habilitados pela fundação para realizarem os exames.

A secretaria esclarece ainda, quanto ao tempo de exame para identificar a Covid-19, o seguinte: "Há variação no tempo de liberação de resultados, segundo demanda recebida. (No dia 23) as amostras, os exames e os resultados foram recebidos, conferidos, processados e tiveram resultados liberados no sistema GAL entre 48 e 72 horas a partir da entrada das amostras na Funed".

Até o momento, o estado segue com 14.227 casos suspeitos de coronavírus e 133 casos confirmados. Não há óbitos.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG