Vacina pentavalente continua em falta nos postos de Patos de Minas

Para minimizar carência, setor de epidemiologia criou lista de prioridade

por Redação Patos Já
13/02/2020 - 15h45

Patos Já - Vacina pentavalente continua em falta nos postos de Patos de Minas

A falta da vacina pentavalente, destinada a bebês a partir de 2 meses de idade, continua afetando a rede de vacinação em Patos de Minas.  De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina foi reprovada em testes de qualidade e por isso não foi distribuída de maneira normal. A reposição ainda não foi regularizada e o estado, em todo o país, é crítico.

Algumas doses foram distribuídas no início do ano no município mas segundo o setor de Epidemiologia, elas não foram suficientes para atender a demanda. Para atender o público, o setor criou uma lista de prioridades, onde crianças que ainda não foram vacinadas deverão receber as doses primeiro.

Ainda conforme o setor de epidemiologia, o problema está próximo de ser resolvido, visto que a  previsão de chegada para novas doses é para esta quinta-feira (13).  A orientação aos pais é para que aguardem conforme a lista de espera e que procurem as unidades básicas de atendimento para receber a dose da vacina.

A pentavalente previne contra cinco tipos de doenças: difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças causadas por Haemophilus influenzae tipo B. Aplicada aos 2, 4 e 6 meses de vida, a vacina imuniza os bebês contra tais enfermidades.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG