Vacinação contra a gripe em Patos de Minas continua sem atingir meta de imunização

A baixa procura é registrada entre todos os grupos prioritários da campanha

por Odair Cardoso
01/07/2021 - 10h10

Patos Já - Vacinação contra a gripe em Patos de Minas continua sem atingir meta de imunizaçãoArquivo Patos Ja.

Faltando cerca de uma semana para o término da campanha de vacinação contra a gripe, o município de Patos de minas continua sem conseguir atingir a meta de 95% de imunização, preconizada pelo Ministério da Saúde, entre os grupos prioritários. A baixa procura é registrada entre todos os grupos prioritários da campanha

De acordo com o balanço de aplicações da vacina contra a influenza, divulgado nessa quarta-feira (30/6), pela gerente da vigilância em saúde,Lílian Silva Amorim, apenas entre as crianças o percentual se aproxima da meta, com a cobertura em 92%. Os dados indicam ainda que 69% das gestantes foram vacinadas; trabalhadores da saúde 59%; puérperas 82%; idosos 69%; e os professores em 72%.

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), alerta que a gripe pode ser leve, grave ou até fatal. “Estima-se que as epidemias anuais dessa doença causem de 3 a 5 milhões de casos graves e de 290 mil a 650 mil mortes no mundo”, diz a Organização.

A medida mais eficaz para prevenir a influenza grave e suas complicações é a vacinação. Como os vírus mudam constantemente, é necessário o desenvolvimento a cada ano de novas vacinas específicas para o tipo que está circulando. No caso do Brasil, essas vacinas são produzidas anualmente pelo Instituto Butantã.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG