Implantação de novos semáforos em Patos de Minas deve ser concluída até janeiro

A modificação poderá dar maior mobilidade ao trânsito, com melhor sincronização dos equipamentos de sinalização

por Odair Cardoso
02/12/2019 - 14h30

Patos Já - Implantação de novos semáforos em Patos de Minas deve ser concluída até janeiro

A implantação dos novos semáforos nos quatro principais corredores de veículos em Patos de Minas deve acontecer até o final do mês de janeiro de 2020. A informação foi confirmada na manhã desta segunda-feira (2/12), durante entrevista coletiva na Settram, quando foi apresentada para a imprensa, toda a estratégia para a troca das sinalizações.

A modificação prevê dar maior mobilidade no trânsito, com a chamada “onda verde”, que é quando ocorre uma maior sincronização entre os sinais que controlam o tráfego. O secretário municipal de trânsito, Roberto Campos, disse que vai ocorrer uma atualização dos softwares controladores dos semáforos. Segundo ele, os que estão em uso, foram adquiridos em empresas diferentes, o que não permite uma sincronia.

O secretário explicou ainda que a nova tecnologia deverá inicialmente ser implantada em toda a extensão da Avenida Paracatu, Rua Dr. Marcolino, Avenida Getúlio Vargas e na Rua Major Gote, que são os principais corredores de veículos da cidade, provocando com a “onda verde” maior fluidez ao trânsito.

A modificação também deve impactar em economia para o município, evitando maiores gastos com funcionários e combustível. Hoje a manutenção é feita por meio de rondas em um caminhão, que faz por dia duas vistorias. Mas conforme o secretário, com a tecnologia adquirida, o próprio sistema detectará as falhas e emitirá alerta para a central.

Ricardo Henrique Moura, que é diretor da Garra Traffic, empresa que atua no ramo de soluções em engenharia de trânsito, fez a apresentação do sistema. Ele destacou que a implantação demandará menor infraestrutura da prefeitura, uma vez que não utiliza cabeamentos. A comunicação com a central de monitoramento é via chip de telefonia celular.

Outra possibilidade, segundo o engenheiro, é da sincronização programada, levando em conta os horários de maior e menor movimentação. Hoje o equipamento que é usado para a sinalização, dá opção de apenas um tempo para todos os dias. Mas os softwares, possibilitam até 40 planos de tempo para períodos diferentes.

Os novos semáforos devem ser totalmente instalados até o final do mês de janeiro. A Settram comunicou ainda que o serviço de troca poderá ocasionar dificuldades iniciais, como engarrafamentos e aumento no tempo de espera, até que a modificação seja concluída.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG