Novo modelo da CNH: entenda o que vai mudar em 2022

O novo modelo da CNH entrará em vigor a partir de julho de 2022.

por Caio Machado
Fonte: Portal do Trânsito e Mobilidade
29/12/2021 - 10h25

Patos Já - Novo modelo da CNH: entenda o que vai mudar em 2022Imagem Ilustrativa

A partir de 01 de junho de 2022 o modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sofrerá alterações. A nova regulamentação das especificações, da produção e expedição da Carteira CNH foi publicada, na semana passada, através da Resolução 886/21 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Conforme a Resolução, o novo modelo será expedido tanto em meio físico como digital. As informações como restrições médicas e exercício da atividade remunerada continuarão constando em campo específico de forma abreviada. Veja lista de abreviaturas no fim da matéria.

Além da predominância das cores verde e amarela, outra alteração é a inclusão da letra “P”, para indicar que o condutor tem Permissão para Dirigir (PPD), ou “D” para apontar que o motorista tem CNH definitiva.

Categorias de habilitação

O que chama a atenção no novo modelo da CNH é a forma como estarão relacionadas as categorias de habilitação para as quais o condutor seja habilitado.

Nela constam, por exemplo, classificações como B1, CE, C1E, que inexistem dentro do processo de habilitação brasileiro (veja imagem ao lado). De acordo com o modelo previsto pela Resolução 886/21, as categorias de habilitação seriam divididas em 14 combinações de letras A, B, C e D e algumas opções com o número 1.

Conforme Celso Alves Mariano, especialista em trânsito e diretor do Portal, o novo modelo de CNH segue um padrão internacional.

“Devemos observar os próximos passos do Contran, pois ainda não há previsão de mudanças em relação aos processos de obtenção e alteração de categorias de habilitação. De qualquer forma, é um indício de que podem vir mudanças nos próximos meses”, explica.

A troca de modelo será obrigatória?

Não será obrigatória a troca a partir de julho de 2022. Os modelos de CNH que estão circulando atualmente permanecem válidos até a data de vencimento indicada no documento.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG