PRF em Patos de Minas utiliza novo bafômetro que detecta embriaguez por respiração

Os novos aparelhos devem agilizar as ações de fiscalização e gerar economia

por Redação Patos Já
02/08/2019 - 15h11

Patos Já - PRF em Patos de Minas utiliza novo bafômetro que detecta embriaguez por respiração

A partir desta desta sexta-feira (2/8) a Polícia Rodoviária Federal – PRF, passa a utilizar o etilômetro passivo. O aparelho bastante sensível, é capaz de captar uma amostra, enquanto o policial conversa com o motorista e determinar a quantidade de álcool ingerida. A novidade deve agilizar as ações de fiscalização e gerar economia.

De acordo com o policial, Alfredo Terceiro, os chamados etilômetros detectam a presença de álcool sem a necessidade de se soprar diretamente no aparelho. Para ele, isso facilita e agiliza as abordagens. Uma vez detectado o indício de irregularidade, o motorista é convidado a fazer o teste físico no próprio aparelho, por meio do bocal, ou nos etilômetros convencionais, que continuarão a ser utilizados.

Outra informação é que os novos bafômetros devem gerar economia para o governo, uma vez que os etilômetros tradicionais são usados com o bocal descartável, com custo em cerca de R$ 2,00 cada. Alfredo Terceiro lembrou que, somente será necessário soprar o aparelho como antes, caso em meio a fiscalização, a embriaguez se constate com o passivo, evitando o desperdício.

No entanto, o policial enfatizou que os novos aparelhos são um complemento das verificações, já que para aplicar a multa ou prender o infrator, é necessário levantar o teor alcoólico que é obtido com o teste do sopro direto no etilômetro.

Patos Já - PRF em Patos de Minas utiliza novo bafômetro que detecta embriaguez por respiração


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG