Reclamação antiga, sincronização de semáforos em Patos de Minas deve melhorar com novos equipamentos

Foram gastos cerca de R$ 500 mil, com recursos obtidos por meio da aplicação de multas, para adquirir os controladores

por Odair Cardoso
11/04/2019 - 17h50

Patos Já - Reclamação antiga, sincronização de semáforos em Patos de Minas deve melhorar com novos equipamentos

Com uma frota de aproximadamente 115 mil veículos, são muitas as reclamações relacionadas a falta de fluidez no tráfego em Patos de Minas, parte delas devido a não sincronização dos semáforos, principalmente nas vias da região central. A implantação de um projeto de transito inteligente da setram, pretende melhorar a situação.

O diretor de trânsito Klenio Silveira explicou que o projeto se divide em quatro fases, sendo que a primeira é a aquisição de equipamentos semafóricos. Até agora 35 controladores de semáforos foram adquiridos pelo município e estão sendo configurados. Para o diretor, a instalação deve gerir melhor o tráfego, evitando congestionamentos, com um melhor sincronismo da sinalização.

Foram gastos até agora cerca de R$ 500 mil, com recursos obtidos por meio da aplicação de multas, uma vez que o dinheiro arrecadado com as infrações não pode ter outra destinação que não seja o próprio transito. Klenio Silveira afirmou que os investimentos tem sido utilizados para a pintura das vias, manutenção de placas e compra das tecnologias. A previsão de instalação dos novos controladores é de que isso ocorra até o mês de julho.

Ainda conforme o diretor de trânsito, os equipamentos que forem retirados serão revisados e podem ser remanejados para outros locais da cidade. Na fase final do projeto, está previsto a criação de uma estação de controle, que possibilitará por exemplo a contagem de trafego, definindo o tempo de abertura e liberação do fluxo em cada via, levando em conta a que tiver maior movimentação. Para Klenio esta etapa demora um pouco mais, devendo chegar a um ano e meio de planejamento até a implantação.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG