Participação das mulheres na política cresce em relação às eleições municipais de 2020, em Minas Gerais
Número de eleitas também cresceu
A participação da mulher na política aumentou em comparação com os números das últimas eleições municipais, em Minas Gerais. Em 2020, foram eleitas 656 prefeitas e 9.371 vereadoras. Nas eleições de 2024, houve um aumento para 724 prefeitas e 10.603 vereadoras.
Nas cidades de Patos de Minas, Rio Paranaíba, Lagoa Formosa e Carmo do Paranaíba foram eleitas uma vice-prefeita e seis vereadoras. A vice-prefeita reeleita em Patos de Minas, Sandra Gomes, acredita que a representação das mulheres na política ainda é pequena.
“Nós ainda somos sub-representadas e precisamos desmistificar que a política é atrelada exclusivamente à corrupção e à ineficiência da máquina pública. Assim, eu acredito que as mulheres terão mais entendimento e se aproximarão da política”, disse Sandra.
Diante dos problemas durante as campanhas eleitorais, a vereadora reeleita de Carmo do Paranaíba, Paula Lima, ressaltou que as mulheres devem correr atrás de cargos políticos. Segundo a vereadora, o número deve aumentar com o trabalho da nova geração.
“Temos que começar um efeito formiguinha para podermos crescer. É uma pena que esteja tão baixo a representação das mulheres na política”, completou Paula.
Vale destacar que o número de eleitos para todos os cargos em 2020 foi de 82% homens e 18% mulheres. Em 2024, o quadro alterou para 66% homens e 34% mulheres.