Copasa deve aumentar tarifa em 6,37% de água e esgoto em Patos de Minas
Valor é referente ao IPCA acumulado entre janeiro de 2024 e fevereiro de 2025

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) deve aumentar em 6,37% a tarifa de água e esgoto na cidade de Patos de Minas. O reajuste entrará em vigor no dia 11 de maio, 30 dias após a divulgação da Resolução DC n° 018, realizada na última sexta-feira (11).
Segundo a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento de Minas Gerais (Arismig), compete à Diretoria Colegiada a “recomposição do equilíbrio econômico-financeiro dos contratos firmados pelos serviços de saneamento básico, delegados pelos municípios regulados”.
Diante deste cenário, a Agência aprovou o reajuste do valor dos serviços públicos de abastecimento de água, esgotamento sanitário e serviços complementares prestados pela Copasa. O valor é referente ao IPCA acumulado entre janeiro de 2024 e fevereiro de 2025.
Reajuste
A metodologia foi definida pela Agência Reguladora de Abastecimento de Água e de Esgoto Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae). O último reajuste aconteceu em novembro de 2024, sendo aplicado um outro aumento tarifário no dia 1° de janeiro deste ano.
Ressalta-se que, no site oficial da Arismig, foi cancelada a Consulta Pública n°004/2025, que trata do reajuste tarifário dos serviços prestados pela Copasa de Patos de Minas. Conforme a Agência, a decisão foi tomada em razão da urgência da deliberação do despacho.
Leia também