Logo Patosja

Moradores do bairro Cerrado reclamam de falta de ônibus e dificuldades após mudanças 

Placa que indica o ponto continua instalada mesmo com a ausência do ônibus na região

Por: Redação PatosJá

Fonte: NTV - Lorena Teixeira

Publicado em: 10:23 08-01-2026

Compartilhar:

Placa que indica o ponto continua instalada mesmo com a ausência do ônibus na região

Moradores do bairro Cerrado, em Patos de Minas, reclamaram da falta de ônibus em pontos que eram atendidos pelo transporte coletivo. O trabalhador Júnior Santos relatou sobre as dificuldades enfrentadas após mudanças no trajeto de uma linha que atendia à região.

A crítica é referente aos transtornos gerados na Rua São Geraldo e nas proximidades dos bairros Padre Eustáquio e Cerrado. De acordo com relatos, o ônibus, que antes passava pelo local, deixou de circular pela via, alterando a rotina de quem dependia do serviço.

“Agora, as pessoas precisam fazer um longo percurso e ir até o bairro Laranjeiras para esperar o transporte. Eu acho que, antes de tomar essas decisões, eles [autoridades] precisam analisar e pensar em todos”, alegou o morador. 

Mesmo sem a passagem do ônibus na região, a placa que indica o ponto continua instalada na rua. Atualmente, o embarque acontece apenas em uma via paralela. Segundo relatos, diversas reclamações já foram feitas, mas, apesar das tentativas, não houve soluções. 

“A sugestão é que o ônibus passe uma ou duas vezes pela Rua São Geraldo, porque aí vai atender a todos. Já fizemos abaixo-assinado e ainda não tivemos retorno dos órgãos competentes”, informou Júnior. 

Nota Prefeitura Patos de Minas 

"As mudanças realizadas fazem parte do processo de otimização do sistema de transporte coletivo urbano, com base nas proposições do projeto desenvolvido pelo escritório Jaime Lerner, e têm como objetivo ampliar o atendimento e melhorar a mobilidade dos usuários.

O que mudou: a rota 5 deixou de adentrar o Bairro Caramuru e foi ampliada até o Bairro Santa Helena, que antes contava com transporte público em apenas quatro horários por dia.

Os moradores do Caramuru passaram a ser atendidos por duas opções:
- Rota 5, com novas paradas na Rua São Geraldo;
- Rota 11, que passa a circular pela Rua dos Carijós, no sentido Bairro–Centro.

A Diretoria de Transportes já está ciente das queixas dos moradores e estudando as melhores formas de atendê-los coletivamente, uma vez que não é possível atender demandas individuais".
Leia também