Patos de Minas se destaca em iluminação pública e pavimentação, aponta IBGE
Comparado a Uberlândia e Uberaba, cidade enfrenta problemas com calçamento
Novos dados do censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) colocaram Patos de Minas e mais duas cidades do Triângulo Mineiro entre as melhores do país em infraestrutura urbana. O município patense se destacou em iluminação pública e pavimentação.
Patos de Minas apresentou a porcentagem de 99,7% dos moradores residindo em locais com iluminação pública de qualidade, ficando atrás apenas de oito municípios brasileiros, na nona colocação. Quanto ao quesito de pavimentação das vias, atingiu 99,5%, atingindo a oitava posição.
Já Uberlândia e Uberaba, além de se destacarem nos mesmos quesitos de Patos, também figuraram as primeiras colocações com melhor porcentagem na acessibilidade, com rampas de acesso para cadeirantes, áreas de domicílio com calçadas, e calçamentos sem obstáculos.

Em comparação a Uberlândia e Uberaba, a cidade patense enfrenta diversos problemas com calçamentos. Buracos, falta de acessibilidade e de rampas para cadeirantes fizeram com que o município não aparecesse nas outras listas, onde estão as duas cidades do Triângulo Mineiro.
O resultado da pesquisa é considerado o maior e mais completo levantamento georreferenciado dos elementos urbanísticos pesquisados no Brasil, referente às Características urbanísticas do Entorno dos Domicílios. No caso, foram observados pontos como:
- Capacidade de Circulação das vias;
- Pavimentação das vias;
- Existência de bueiros e bocas de lobo;
- Iluminação pública;
- Pontos de ônibus;
- Sinalização para bicicletas;
- Existência de calçadas;
- Obstáculos nas calçadas;
- Existência de rampas para cadeirantes;
- Arborização.
Leia também