Logo Patosja

Baixa procura por vacinas contra dengue deixa autoridades em estado de alerta

Há doses sobrando nas geladeiras de postos de saúde

Por: Redação PatosJá

Fonte: NTV - Lorena Teixeira

Publicado em: 18:14 09-01-2025

Compartilhar:

Há doses sobrando nas geladeiras de postos de saúde

Em Patos de Minas, a procura pela vacina contra a dengue está abaixo do esperado. Nos postos de saúde, há doses sobrando nas geladeiras e profissionais de prontidão. No entanto, as crianças e os adolescentes não estão comparecendo nas unidades de imunização da cidade.

Até o momento, apenas cerca de 10% dos patenses na faixa etária de 10 a 14 anos completaram o esquema de vacinação contra a dengue. A baixa adesão tem preocupado a Vigilância Epidemiológica, uma vez que os casos de dengue tendem a aumentar entre janeiro e maio.

Dessa forma, o Ministério da Saúde está convocando a população para se vacinar contra a doença viral. Segundo a gerente de Vigilância Epidemiológica, Vanessa Vieira, existem mais de 800 crianças que tomaram a primeira dose, mas não voltaram para tomar a segunda. 

“A gente precisa que os pais olhem o cartão de vacina da criança e, se tiver mais de três meses da primeira dose, tem que levar a criança para vacinar novamente”, disse a gerente. 

Diante disso, ao procurar uma unidade de Saúde Familiar de referência, é necessário ter em mãos o cartão de vacina e um documento com foto. Além de manter a caderneta atualizada, a ajuda da população em relação à limpeza de lotes pode fazer toda a diferença.
Leia também